Bloquinho de Carnaval inclusivo promove diversão e inclusão para crianças neurodivergentes
Música, brincadeiras adaptadas e atividades motoras para garantir uma folia com muita diversão e aprendizado
O Carnaval é uma festa de alegria, cores e música — e também pode ser uma celebração de inclusão. A folia deve ser pensada para todas as crianças, incluindo aquelas neurodivergentes, oferecendo brincadeiras, atividades e experiências que respeitem seu ritmo, suas necessidades e seu direito de se divertir plenamente.
Com esse objetivo, a Clínica Pediátrica Multiprofissional Affect, que acompanha crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo e também crianças com outras condições de saúde, preparou o Bloquinho da Affect, uma iniciativa que transforma o Carnaval em um espaço acessível, estimulante e acolhedor, unindo diversão e aprendizado.
A fonoaudióloga Juliana Menezes, responsável pela iniciativa, informa que, diferente dos carnavais tradicionais pensados para o público infantil, o Bloquinho inclusivo oferece um ambiente estruturado e cuidadosamente planejado. “A proposta é permitir que a criança vivencie o Carnaval de forma positiva, sem sobrecargas sensoriais, favorecendo o bem-estar emocional e o desenvolvimento global”, comenta.
O Bloquinho da Affect funcionará em meio período, entre 13h30 e 17h30 e contará com uma programação diversificada, incluindo atividades pedagógicas, cozinha terapêutica, atividades motoras de artes e música. Segundo Juliana, cada uma dessas vivências é planejada considerando o perfil individual de cada criança, garantindo estímulos adequados, participação ativa e respeito às suas particularidades. “A condução é feita por uma equipe multidisciplinar, preparada para oferecer acolhimento, segurança e acompanhamento qualificado”, comenta.
A fisioterapeuta Rafaela Campos, diretora da Clínica Pediátrica Multiprofissional Affect, explica que a proposta do Bloquinho de carnaval é garantir uma tarde de muita diversão em atividades que estimulem as habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais das crianças. “O brincar mediado e intencional favorece a autonomia, a comunicação e a autoestima, além de fortalecer vínculos e promover experiências positivas em contato com outras crianças no clima festivo do carnaval”, ressalta.
Rafaela acrescenta que além dos benefícios diretos para as crianças neurodivergentes, o Bloquinho também impacta positivamente as famílias. “Possibilita que mães e responsáveis tenham esse momento com a tranquilidade de saber que seus filhos estão envolvidos em atividades direcionadas, planejadas e alinhadas às suas necessidades individuais. E reforça a mensagem de que o Carnaval é uma festa para todas as pessoas de todas as idades”, pontua.
Mais informações sobre horários e detalhes do Bloquinho da Affect podem ser consultadas pelo telefone (62) 9-9667-8330 (WhatsApp).

Postar um comentário